Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

17
Nov18

(Quem é que daqui bebe leite? Deixei de beber leite durante muitos anos e só bebia de soja, mas depois do casamente, como o meu marido bebia leite, passei a comprar leite sem lactose e assim já serve para os dois. Gosto bastante dos outros tipos de leite, mas por comodidade, tenho comprado leite sem lactose...)

PRÓS

O leite tem cálcio para os ossos

Entre os alimentos naturais, o leite é o que tem mais cálcio, que é um mineral importante para a formação dos nossos ossos até aos 30 anos. A partir daí, o cálcio ajuda a prevenir o desgaste desses mesmos ossos. Além disso, o teu corpo absorve todo o cálcio do leite, não desperdiça nada, porque o açúcar e o fósforo que o leite tem ajudam o teu organismo a absorvê-lo.

 Tem muitas proteínas e vitaminas 

Há estudos que indicam que o leite é dos alimentos mais completos, porque tem quase todos os nutrientes. O leite tem proteínas, vitamina D, também tem vitamina A, que é boa para o teu crescimento, e vitaminas B1 e B2. A vitamina B1 ajuda-te a ter energia e a B2 a teres um bom metabolismo.

 Não engorda e é barato 

Sabias que o leite não só não engorda como pode ajudar a perder peso? Isto se optarmos pelo leite magro ou meio-gordo. Além disso, o leite de vaca é mais barato do que outras bebidas parecidas, como a bebida de soja, de amêndoa, coco ou aveia. Para quem é intolerante à lactose, ou seja, alérgico ao açúcar do leite, também existem leites sem lactose nos supermercados.

 

 

CONTRAS

 Beber leite em adulto pode ser mau 

Sabias que os humanos são os únicos mamíferos que bebem leite em adulto? O que acontece aos outros mamíferos é: nascem, são amamentados pelas mães em bebés e depois não voltam a beber leite. Por isso, beber leite pode ter benefícios enquanto somos pequenos, para o nosso crescimento, mas quando somos adultos o leite de vaca é desnecessário e até pode ser mau, porque é de difícil digestão.

 Dores de barriga e alergias 

Uma campanha de publicidade feita por quem produz o leite convenceu-nos, há muitos anos, de que é preciso beber leite para ter ossos fortes. Mas alguns estudos dizem que o leite até pode fazer mal à saúde: pode provocar dores de barriga ou alergias. Um estudo da Universidade de Harvard até associou o leite ao cancro da próstata, e por isso aconselhou a reduzir a quantidade que bebemos. Bastam três canecas por dia.

 Sem leite não ficamos sem cálcio 

O leite não é o único alimento que tem cálcio. Também podemos encontrar cálcio nos produtos hortícolas, sardinha em lata, amêndoa ou soja. Além disso, o leite é pobre em ferro e ácido fólico. Se conseguirmos comer alimentos com cálcio e outros nutrientes que o leite tem, não precisamos do leite.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.