Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

07
Fev20

Congelar sem plásticos


    Ontem cheguei a casa com pão que comprei no supermercado para congelar. Compro sempre pão em mais quantidade e congelo, pois prefiro descongelar pão e tê-lo sempre fresquinho, que ter pão duro todas as manhãs!

    Então cheguei a casa, abri a gaveta dos sacos plásticos (plásticos em rolo, novos) e tirei um saquinho para põr os pãezinhos no congelador. E pensei: mas que raio estou a fazer?? Congelar pão em plástico, que após dois ou três usos vai para o lixo? E eu reaproveito os sacos do pão congelado, uso-os sempre várias vezes; o pão não suja... Mas mesmo assim, é um uso dos sacos totalmente desnecessário. E pus-me a pensar em alternativas a congelar com plástico. Aqui estão:

 

- Recipientes de vidro

Servem para congelar sopas, cremes, comida para levar, etc. Além disso, lavam-se super bem!

 

- Recipientes de aço inoxidável

São menos habituais que os de vidro, mas servem para o mesmo efeito. Com a vantagem que não se partem e pesam menos.

 

- Papel vegetal

Pois, papel de vegetal, do que usamos no forno. Serve para embalar comida, como carne crua ou peixe. Mas atenção, não serve para congelar todos os alimentos, já que não veda bem como um recipiente com tampa.

 

- Saquinhos de papel vegetal

Não sabia que existiam, mas acho uma excelente ideia! Servem para congelar pão, fruta, salgadinhos, etc. São assim:

173-bolsas-papel-vegetal-ecologico-para-sandwich.j

 

- Saquinhos de algodão

Nem me tinha lembrado disto, mas é verdade! O pão pode perfeitamente ser congelado em sauqinhos de pano.

 

- Saquinhos de silicone

What?? Isto existe? Existe, pois. E parecem óptimos! Servem para congelar tudo, sólidos e líquidos. Mas o melhor é que se lavam na máquina de lavar loiça! São assim:

alternativas-al-film-plástico-y-papel-de-aluminio

 

Espero que este post vos seja útil. Temos de fazer alguma coisa e já nem é pelo ambiente. É pela nossa saúde. O plástico libera micropartículas nocivas para a nossa saúde como o Bisfenol A. Aqui em casa já não usamos tupperwares de plástico, mas ainda congelo a carne e o peixe crus (e pão...) em saquinhos plásticos. Já vai sendo hora de mudar estes hábitos, pelo bem da nossa saúde!

 

 

13 comentários

Comentar post