Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

19
Jan20

Pão de frigideira - receita


Hoje de manhã acordei com vontade de fazer pão. Com a vida de loucos que levamos desde há um ano, não voltei a fazer pão, como sempre fazia aos domingos. Mas hoje levantei-me com vontade, mas tinha que ser um pão rápido, pois queria fazê-lo apra o nosso pequeno-almoço.

Então lembrei-me que podia fazer um pão de frigideira. Receita rápida e com bons resultados! Aqui vai a receita:

 

INGREDIENTES

2 chávenas de chá de farinha de trigo

2 c. sopa de azeite

1 c. sopa fermento em pó (para bolos)

3/4 chávena de chá de leite

sal fino

 

Junta-se numa taceira a farinha, fermento e azeite. Mistura-se com as mãos até ficar ligeiramente granuloso. Junta-se depois o leite e amassa-se com aos mãos. Quanto estiver mais ou menos tudo bem misturado, passa-se a massa para a banca e continua-se a trabalhar durante 4 ou 5 minutos. Deve ficar com este aspecto:

Pão de rigideira - o diario da Rita.JPG

Depois achata-se a massa de maneira a ocupar grande parte da frigideira que vamos usar. Põe-se um bocadinho de farinha no fundo da frigideira e a passa por cima. Deixa-se "grelhar" de ambos os lados até ficarem douradinhos e a massa estar bem cozida. 

Ficou assim:

Pão de frigideira 2 - o diario da Rita.JPG

Eu gostei bastante. Comi com geleia e ficou muito bom. O pão de frigideira (pelo menos esta receita) tem uma textura densa, tipo regueifa. O meu marido não apreciou muito, já que não é adepto de pães densos. Mas é uma receita a repetir, gostei!