Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

O diário da Rita

Organizar, cozinhar, inventar, comprar, trabalhar, decorar... Basicamente é o diário de uma empresária-dona-de-casa, onde escrevo sobre os meus projectos.

27
Mar20

Receita - Bolo de aniversário com recheio crocante de caju


Ontem, dia 26 de Março, o meu marido fez 37 anos. Foi uma festa em casa (como não podia deixar de ser...), só nós os três, a cadela e um bolo de aniversário espectacular!! Fiz uma receita só para 4 doses, para não ficar a sobrar e cair na tentação dia após dia...

Bolo de aniversário de chocolate - o diário da R

Bolo de aniversário de chocolate:

Ingredientes do bolo:

2 ovos

1 courgette 

125g de farinha

150g de açúcar

100ml de óleo

40g de cacau em pó

1 c. sobremesa de fermento

1 c. sobremesa de bicabornato

 

Ingredientes do chantilly:

1 pacote de natas

2 c. sopa de açucar

 

Ingredientes do recheio crocante:

1 chav. de café de açúcar

1/2 cháv de café de água

2 cháv. de café de cajus ou amendoins triturados (usei cajus)

 

Primeiro preparamos o bolo: juntamos todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha e o cacau. Trituramos tudo muito bem. Pomos numa taceira e juntamos a farinha. Apartamos 5 c. de sopa. Na restante massa juntamos o cacau. Ficamos assim com duas massas de bolo, com e sem chocolate. Agora temos de fazer várias fornadas, porque o bolo tem 4 camadas de bolo. Usei uma forma redonda de 15cm de diâmetro (tem de ser uma forma pequena porque a receita é para poucas pessoas). 

Começamos por cozer a massa sem chocolate. Pomos a massa na forma forrada com papel vegetal e levamos ao forno, a 180º. Como fica um bolo muito baixinho com +- 1cm de altura, coze depressa. Depois fazemos o mesmo com a massa de chocolate. 

A massa rende 1 bolo sem chocolate e 6 com chocolate, apesar de só ter usado 3. Os restantes guardei para os meus lanchinhos ahahah :)

 

Depois fazemos o recheio crocante:

juntamos a água e o açucar numa panelinha e não mexemos. Deixamos ferver em lume brando até atingir o ponto de fio (106º). Depois, juntamos os cajus trituramos, mexemos e pomos na banca ou numa tábua de cozinha. Espalhamos e deixamos arrefecer. Quando estiver solidificado, partimos em bocadinhos.

E depois fazemos o chantilly: batemos as natas bem frias e a meio juntamos o açúcar até estar bem preso.

 

E agora montamos o bolo:

Pomos na base um bolo de chocolate e barramos a parte de cima com chantilly. Pomos alguns bocadinhos do crocante de caju. E repetimos esta operação até termos 4 camadas de bolo. Para finalizar, decoramos com o resto de chantilly e com o crocante de caju.

Ficou assim:

 

Bolo de aniversário de chocolate - o diário da R

 

ESTAVA DELICIOSO!!!